Saiba tirar cola de fita de tecidos

Fev2015

Resíduo de fita adesiva geralmente deixa uma marca pálida, porém pouco atraente em roupas. Se deixado no tecido, o resíduo atrairá sujeira e ficará ainda pior. Geralmente é possível remover o resíduo com sucesso desde que se tenha paciência e utilize os produtos corretos no tecido antes de lavá-lo. Talvez sejam necessárias diversas tentativas, no entanto, para obter bons resultas -- isso depende muito da espessura do resíduo (fita crepe deixa pouco resíduo, por exemplo, enquanto fita isolante frequentemente deixa mais).
 
O que você precisa?
 
Raspador de plástico ou com ponta de borracha

Limpador
/desinfetante para as mãos sem água ou WD-40 Esponja Removedor de manchas em bastão ou spray
 
Instruções
 
1 - Coloque o tecido em uma superfície rígida, como uma mesa. Utilize um raspador de plástico ou com ponta de borracha para remover um pouco da cola, se possível. Um cartão de crédito geralmente é adequado caso não se tenha uma espátula de plástico ou ferramenta de raspagem semelhante.
 
2 - Aplique limpador/desinfetante para as mãos sem água no resíduo remanescente, como sugerido pelo website Good Housekeeping ou WD-40, como sugerido pelo website Priceless-Home-Remedies.
 
3 - Espere um minuto e então raspe mais cola. O desinfetante para as mãos ou o WD-40 irão ter começado a liquefazer parte da cola para que ela fique mais fácil de remover.
 
4 - Enxágue o tecido sob água corrente, ou com uma esponja encharcada.
 
5 - Trate o local com removedor de manchas em bastão ou spray e então lave o item na máquina de lavar roupas normalmente. Deixe o tecido secar com ar e então verifique-o novamente em busca se algum resíduo restante. Caso ainda veja algum resíduo de fita adesiva, reaplique o WD-40 ou desinfetante para as mãos e lave o item novamente. Certifique-se de que todo o resíduo foi removido antes de secar o item de tecido na secador -- para isso, permita que o tecido seque ao ar livre e inspecione-o novamente, procurando por resíduos remanescentes.
 
Dicas & Advertências
 
É possível tentar esfregar álcool em vez de desinfetante para as mãos. O website Priceless-home-remedies.com menciona que também é possível utilizar manteiga de amendoim, azeite de oliva ou manteiga para soltar cola adesiva de tecidos. Adicionalmente, é possível esfregar a cola com gelo (ou colocar o tecido no congelador por alguns minutos) para endurecer a cola e facilitar sua raspagem.
 
Consulte sua lavanderia antes de tentar esse método em itens caros e que apenas podem ser lavados a seco.
 
Solventes como WD-40 podem desbotar itens que não sejam feitos com corantes de coloração rápida.

Fechar

Cadastre-se agora!Receba nossos informes e novidades

Digite seu E-mail:
Digite seu Nome:

ico
sair x

Bem Vindo ao FlexTool

Você está visualizando seu site em modo de edição.

Dica: o ícone representa edição de conteúdo. Clique no ícone caso deseje editar o conteúdo.